sábado, 19 de março de 2011

Quebra Cabeça, Gabriel O Pensador




Geralmente eu falo bastante de uma ou outra música, porém hoje eu quero falar de um álbum inteiro, que é muito bom.
É o Quebra Cabeça, do Gabriel O Pensador.
O cd tem 12 faixas, que como muitas outras músicas do Gabriel abordam temas polêmicos e tristes, como a morte precoce de um jovem inocente, a violência das balas perdidas, a falta de saúde para o povo. A lista é a seguinte:


01 PATRIA QUE ME PARIU
02 2345MEIA78
03 CACHIMBO DA PAZ
04 SEM SAUDE
05 PRA ONDE VAI
06 EN LA CASA
07 1 DOSE
08 DANCA DO DESEMPREGADO
09 EU E A TABUA
10 BALA PERDIDA
11 FESTA DA MUSICA
12 O SOPRO DA CIGARRA


Duas músicas em especial me chamam a atenção. Em primeiro lugar a 5ª faixa, Pra onde vai, que conta história de um garoto que foi assassinado, e a melodia envolve quem ouve, e faz sentir o que aquela família sentiu. Me faz lembrar da perda de uma pessoa também, que acabou morrendo num acidente, causado por si mesmo, mas que não deixou de ser violento e triste.

A outra canção é Dança do desempregado  que fez bastante sucesso nas rádios e fala da realidade do brasileiro pobre e desempregado, que acaba entrando em um mundo de criminalidade. Apesar de tratar do assunto com bom humor, o rapper chama a nossa atenção para uma realidade constante, mesmo que nós saibamos que a pobreza não deve ser usada como desculpa para roubar e matar, também sabemos que é justamente assim que o nosso país se torna violento, pela desigualdade. Poucos têm muito, enquanto muitos não tem quase nada. 

As demais faixas do disco só completam a genialidade das letras, como a 1 Dose, que conta com a participação de Frejat, e mostra outra triste realidade, a do alcoolismo. Ouça, mas não só por diversão...

Nenhum comentário:

Postar um comentário