quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Fotografia de estúdio x fotografia externa: qual escolher? [parte 1]

Além das preferências pessoais, cada espaço tem suas vantagens e desvantagens na hora de realizar um ensaio fotográfico
Andréa: make-up, produção e direção por Daya Moreira

Fotos em estúdio x Fotos ao ar livre: cada uma das produções exige um preparo diferente, assim resultam em imagens com conceitos diferentes. Vou abordar cada um dos tipos de fotografia em dois posts, para diferenciar e esclarecer os pontos positivos e negativos dos dois. Assim você vai poder decidir se prefere ser uma diva em estúdio ou em meio à uma paisagem. =) 
Hoje você confere a análise das fotos em estúdio.

Fotos em estúdio

O estúdio fotográfico é um ambiente controlado e por este motivo, o resultado das imagens é, normalmente, mais previsível ou calculado - por assim dizer. O fotógrafo consegue modificar a iluminação para obter resultados diversos, de acordo com o que ele imaginou para sua fotografia final. Para isso ele pode utilizar diversos tipos de iluminação, como spots de luz, colmeias (simulando luz de janela), flash com sombrinha, etc. 
No estúdio, o fotógrafo decide se vai fazer uma iluminação mais dura, com sombras marcadas, ou suave, que também chamamos de luz difusa, com nuances e sombras quase imperceptíveis.
A iluminação feita em estúdio, em geral, é pensada para melhorar as características da modelo, e assim as fotos são um resultado da produção realizada acerca dela.
A produção envolve o figurino, ou os looks escolhidos, a maquiagem, o cabelo e um trabalho de produção no próprio estúdio, como o uso de fundos coloridos, pufs, cadeiras e outros objetos.
Além de ter todo esse controle sobre a produção e a iluminação, uma grande vantagem da fotografia em estúdio é não depender do clima: mesmo que esteja chovendo o seu ensaio vai acontecer! É claro que você também pode fotografar na chuva, mas aí tem a questão da dificuldade, que é muito maior, e o risco de danificar o equipamento - que não é barato!
O ponto fraco do estúdio: no meu ponto de vista - o da fotógrafa - o ponto fraco é ter menos opções na hora de variar o fundo - quando comparamos com ensaios em externa. Mas não se torna um problema muito grande, já que você pode usar e abusar da imaginação em termos de produção.
Abaixo fotos feitas em estúdio, na verdade um "home-estúdio", montado na casa da cliente. Uma ótima opção para garantir um momento mais íntimo, ideal para produzir ensaios sensuais, ou boudoir. Outra opção para ensaios desse tipo é a locação de espaços, como quartos de hotel ou motel, ou ainda pousadas. Mas esse tema já rende um outro post inteirinho que logo eu vou trazer para você.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário