quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Fotografia de estúdio x fotografia externa: qual escolher? [parte 2]

As vantagens e desvantagens na hora re realizar um ensaio fotográfico em ambiente fechado ou ao ar livre.

Ensaios em Jardim Botânico por Daya Moreira
Estúdio ou externa? Eis a questão. No post anterior (leia aqui) falamos sobre as vantagens da fotografia em estúdio, que - bem resumidamente - são controle total da luz e poder fotografar independente do clima (se chover seu equipamento de fotografia não estraga).
Eu AMO fotografar ao ar livre, e apesar das desvantagens, para mim, o resultado final, a beleza que se consegue nas fotografias, ainda faz com que esta seja a melhor opção para realizar books fotográficos, seja casal, individual ou família.
Agora que já dei spoiler da minha avaliação final, vou detalhar as vantagens e desvantagens. Vamos lá?

Fotografia Externa

Ao contrário do estúdio, a fotografia externa depende de um ambiente nada controlado. Quando falamos em fotografia ao ar livre - externa - estamos nos referindo à ensaios fotográficos realizados em espaços dos mais variados. Estes espaços incluem desde parques púbicos e ambientes particulares, como o quintal de casa, clubes, fazendas, etc., até cenários urbanos, como ferros velhos, autódromos, bairros com arquitetura visualmente interessante, etc. Essa segunda opção vai dar um toque mais moderno e urbanista - até fashion -, enquanto a primeira destaca as paisagens naturais na sua produção fotográfica.
Aqui temos um dos principais pontos fortes da fotografia externa: a interação com o ambiente. No estúdio, além da produção (cabelo, maquiagem e figurino) a beleza da fotografia vai estar diretamente ligada a um sorriso ou um olhar que o fotógrafo vai extrair do modelo. Se não houver uma boa direção, a foto talvez não fique tão interessante.
A interação que a modelo, a família, o bebê ou o casal, vão ter com o ambiente externo vai trazer muito mais naturalidade às suas ações - sorrisos, gestos e poses - que não se consegue do mesmo modo em estúdios fotográficos. Aqui vai caber ao fotógrafo acompanhar estas ações para não perder os detalhes, as emoções expressadas. 
Com essa espontaneidade o valor sentimental do ensaio será muito maior. A diferença é que você, enquanto modelo, vai ter fotos de um momento divertido. A produção não será exclusivamente realizada para a concepção de um ensaio fotográfico, mas sim para que você se divirta em um local interessante, enquanto é fotografada por um profissional.
A direção do fotógrafo também é essencial em ensaios ao ar livre, não pense que o profissional estará isento de estimular sorrisos e proporcionar diversão durante os clics. A diferença aqui é que o cenário ajuda bastante. 
A iluminação também é um ponto forte. Apesar de não poder ser controlada como no estúdio, a iluminação externa vai proporcionar bastante claridade para a produção do ensaio. Em dias de sol forte a luz dura pode exigir o uso de difusores e rebatedores, para evitar sombras desagradáveis - se este não for o objetivo, claro. Em dias mais nublados a luz fica mais suave, rendendo imagens maravilhosas, inclusive do céu, que adquire uma atmosfera dramática. 
O principal ponto fraco é que esse céu dramático pode se transformar em chuva. Se começar de mansinho dá tempo de o fotógrafo se proteger, pedir a um assistente que proteja os equipamentos e a ele mesmo, enquanto faz alguns clics da modelo na chuva - que fica lindo. Mas essa condição limita o trabalho, pois quem não dispõe de assistentes não vai poder arriscar danificar flashes e câmeras expondo-os à chuva.
Como eu já havia deixado claro no começo, este é meu tipo de ensaio preferido. Dá para destacar também que as paisagens estão sempre em movimento, nunca permanecem iguais. Então, mesmo que você leve duas modelos no mesmo parque, em dias diferentes, os ensaios fotográficos serão completamente diferentes um do outro. Até por que cada vez que você vai a um lugar, enxerga ele de uma forma diferente e dá novas perspectivas. 
Agora você já pode escolher onde vai querer seu ensaio. Lembre-se, cada tipo de ensaio tem seu objetivo próprio, e aí também vale verificar qual dos dois ambientes vai corresponder a este objetivo. 
Abaixo alguns exemplos de fotos feitas no Jardim Botânico, em Curitiba-PR.



Nenhum comentário:

Postar um comentário