terça-feira, 8 de novembro de 2016

O que é a beleza?

A moda, as revistas, a TV, o cinema... Tudo te diz para ser linda. Mas, vamos parar para pensar um pouquinho sobre: o que é ser linda de verdade?

Andrea
"Nosso tempo, sem dúvida... prefere a imagem à coisa, 
a cópia ao original, a representação à ralidade, a aparência ao ser..."
  Feuerbach - Prefácio à segunda
edição de A Essência do Cristianismo


Cada vez que eu digo para uma amiga ou cliente: vamos fazer um ensaio só seu? A primeira coisa que escuto, na maioria das vezes, é "eu quero, mas só depois que eu emagrecer". Grande parcela das mulheres, que são realmente bonitas não se vêem assim, e não se gostam por completo. Por que, será?


Parece que está sempre faltando melhorar alguma coisa. "Quando eu perder N quilos eu vou ficar bem"... "Quando eu fizer AQUELE procedimento cirúrgico, vou gostar do meu corpo"... E por aí vai.
Parando para pensar sobre o assunto me deparei com o fato de que eu (Dayana) também não gosto de aparecer na fotografia, por julgar que não fico bem, por que sobra uma gordurinha aqui, uma celulite ali... É claro que todas temos nossas vaidades, e do ponto de vista da saúde, cuidar do corpo e do peso é algo interessante. Se alimentar bem, fazer algum exercício físico, controlar o colesterol, evitar diabetes... Até a saúde mental fica melhor quando a gente se cuida. Tudo isso é ok, desde que você não vire uma escrava da beleza.
As doenças provenientes da obesidade são sérias e precisam de cuidados, principalmente no sentido de prevenir. Comer de forma moderada, saudável, com alimentos naturais, evitar açúcares e refrigerantes, alimentos industrializados e carne em excesso são alguns passos que você pode seguir para manter seu corpo saudável. Além, é claro, da prática regular de exercícios físicos. 
Mas tornar isso tudo uma rotina não é fácil. E é aí que acontece de algumas pessoas, mesmo aquelas que não estão com a saúde prejudicada em consequência da forma física, não estarem contentes consigo mesmas, e por isso acabam se privando de algumas coisas... Como os ensaios fotográficos. Mulheres lindas que deixam de vestir um biquíni, deixam de frequentar uma piscina, deixam de colocar um vestido e deixam de realizar o sonho do book, por que a mídia diz para elas que o corpo delas não é aceitável. Eu costumo dizer que nenhuma mulher precisa ser magra para ser bonita. E quando disserem "Você tem o rosto tão lindo, por que não emagrece?", você pode responder "E você tem a língua tão grande, por que não corta?"... 
Você, e só você, é a pessoa que vai dizer se seu corpo está bom ou não. Mas este texto veio te dizer que talvez você esteja fortemente influenciada pela mídia, então preciso te dizer que você: É LINDA EXATAMENTE DO JEITO QUE É.
Muitos ensaios de fotógrafos renomados retratam mulheres de verdade, com corpos de verdade, destes que pertencem à mulheres batalhadoras, que não têm tempo de malhar, nem em casa, nem na academia, muito menos tempo e disposição de correr uma ou várias horas por dia... Se você se identificou, parabéns! Você é uma mulher de verdade. E não precisou de busto 90 cm nem de cintura 60 cm, para ser classificada como tal. 
Por isso eu trouxe uma galeria com fotografias de mulheres normais, destas que também já quiseram emagrecer antes de posar para as lentes, mas que acabaram topando o ensaio sem esse requisito, e que se viram como verdadeiras divas que são. Como eu disse, nenhuma mulher precisa emagrecer para ser bonita. Falta apenas ver a beleza que existe em si mesma.
Além da galeria, no final do post, eu trouxe uma DIVA para contar para vocês que nem sempre o que salta de lindo aos olhos é o que vai trazer a verdadeira felicidade. Vale a pena refletir sobre isso. E depois vem fazer um ensaio fotográfico comigo que eu te mostro que você é lindona, do jeito que VOCÊ É.


Bruna

Dayana (Fotografia por Eduardo Moreira)
Larissa
Eliane
Marcela

E na sequência a DIVA Beyoncé, pra te dizer que não é o seu corpo que precisa mudar, é sua forma de pensar. Se joga, sua linda, você é maravilhosa!




Nenhum comentário:

Postar um comentário