terça-feira, 8 de março de 2011

O dia, ou os dias da mulher...





    Pode parecer feminismo, mas mesmo assim vou expressar o que penso sobre ser mulher. Vou começar falando sobre minha visão do mundo masculino. Sim, ainda se fazem homens, não como antigamente, pois aqueles sim eram mais machistas e machões, se é que compreendem a diferença. Os homens de hoje em dia são divididos em algumas categorias, e eu conheço somente três: Os que são bons para suas esposas, os solteiros e os que fingem ser durões, e para estes últimos a dica é, se solta, pode ter certeza, suas esposas irão se orgulhar de você.

Para falar sobre o dia da mulher é preciso voltar no tempo, e saber porque este dia foi dedicado a nós. A data é marcada para que nos lembremos da violência e discriminação sofridos durante muitos anos, e até os dias de hoje. Mas todos os dias as mulheres se esforçam para serem cada vez melhores e alcançarem lugares de sucesso perante a sociedade. Você sabia que o salário feminino ainda é menor do que o dos homens? Independente de ser mulher ou não, se o trabalho é desempenhado com capacidade e eficiência o valor pago por ele deveria ser o mesmo, mas nem sempre o é. 

E na verdade existe também áreas de trabalho onde a mulher se destaca e por consequência quem sofre a discriminação são eles, mas isso é coisa muito recente e não dá para chamar de conquista, já que é mais um exemplo de segregação. Eu costumo dizer uma frase, que pode não soar muito bem aos ouvidos de muito, mas que ainda assim eles acabam concordando. As mulheres podem fazer quase tudo o que os homens fazem, e de salto alto! 

Vantagem? Não, exigência do mundo feminino. Uma mulher, esposa e dona de casa dos anos '10 se vê obrigada a trabalhar, estudar, ser bonita e competente, e ainda, deve ser magra, para que a sociedade a idolatre. Eu não quero idolatria, quero reconhecimento. Sou bonita por que meu marido diz que sou assim. Sou competente por que minha trajetória me mostra, e estudar é obrigação de todo o ser humano para consigo mesmo, se ele quiser chegar em algum lugar na vida. Portanto o dia da mulher é uma data para ser comemorada, mas em companhia dos homens, que são parte fundamental da nossa vida. Afinal a mulher dá à luz, mas se não houver um "Y", nada feito...

2 comentários: